Cultivo das flores

Cada flor tem uma característica especial que a distingue das outras. Por isso é necessário cuidados especiais para cada espécie de planta.

Rosas: Se as mudas forem saudáveis e viçosas podem ser plantadas o ano todo.
O adubo deve ser especial para roseiras, colocado no pé duas vezes ao ano. Uma em julho e outra em dezembro. A cova deve acomodar a muda até dez centímetros abaixo do nó do enxerto. Muita água todos os dias. A poda deve ser feita anualmente no mês de julho quando se retiram os galhos mais altos. O corte desses galhos deve ser na altura de mais ou menos 30cm do nó do enxerto. Nunca cortar próximo ao enxerto, porque pode modificar a floração.

Antúrios: Podem ser cultivados no jardim ou em vasos. A terra deve ser bem tratada com adubação específica para flores frágeis. Não aceita poda. Apenas retira-se as folhas e flores secas com uma tesoura fina  para flores. No jardim precisa de água todo dia, em vasos um dia sim outro não.

Violetas: Não se dão muito bem em jardins externos. Na verdade são flores frágeis que só desenvolvem em vasos pequenos. Mas nada impede em que em um jardim interno sejam plantadas. Terra e adubo especial para violetas. Água uma vez por semana no inverno, e todos os dias no verão seco.

Flores com bulbo: Os bulbos podem ser plantados em qualquer época do ano, em covas que os cubram completamente. O desenvolvimento difere de flor para flor. Os lírios florescem na primavera e verão. Outras espécies podem dar flores o ano todo. Água regularmente, não sendo necessária todo dia.