domingo, 7 de setembro de 2014

Como cuidar das roseiras



Para que as roseiras se desenvolvam com maestria, devemos ter alguns cuidados. 
Quando for plantar a muda no canteiro definitivo, a cova deve ser de profundidade suficiente para abrigar todas as raízes sem machucá-las, e de preferência não tirar a terra que elas estão envoltas. No fundo da cova colocar terra natural misturada com adubo que deve ser o 10-10-10, por ter todos os nutrientes necessários. Deixar pelo menos dois dias a terra curtir com o adubo antes de colocar a muda.  Após o plantio regar todos os dias até a planta ficar forte, o melhor horário para a rega, por incrível que pareça, é no horário do meio do dia, quando o sol está bem forte, ou pela manhã. Nunca á tarde, pois à noite podem aparecer fungos. A adubação deve ser feita de trinta em trinta dias, ou conforme indicar no pacote do produto. As proporções são de acordo com o tamanho da planta e do canteiro. Sempre que for adubar, use mais ou menos 1 colher de sopa de grânulos do adubo para cada pé, e regue muito após colocar a adubação. As roseiras devem tomar pelo menos 7 horas de sol por dia, diretamente, nunca através de vidros. As estufas são apenas para criar as mudas. Após estarem no canteiro definitivo, o sol direto é primordial. 
Em regiões frias, poda-se a roseira no mês de junho, pois quando chegar a primavera elas florescerão em abundância. Corte sempre com 30 centímetros acima da cepa. Quanto mais baixo ficar o corte da poda, mais galhos floridos aparecerão. Quando as rosas estiverem começando a derrubar as pétalas, não deixe no pé. Retire com uma tesoura própria logo abaixo do cálice. Isso fará a roseira florescer mais vezes. 
Nas regiões mais quentes e onde o clima é mais seco, as roseiras devem ser podadas sempre que necessário, isto é, quando houver uma galhada muito grande, pois muitos galhos prejudicam a floração. A poda deve ser sempre 30 centímetros acima da cepa.



Nenhum comentário: